Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
No final da tarde desta quarta-feira (10), o Itamaraty anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apoia a ação apresentada pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça que acusa Israel de genocídio em Gaza.
A África do Sul pede que a Corte que declare que Israel violou, na guerra contra o grupo terrorista Hamas, obrigações previstas na Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, Lula externou o apoio à iniciativa da África do Sul durante reunião com o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, nesta quarta-feira.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje o embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben, para discutir a situação dos palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, depois de decorridos mais de três meses da presente crise”, diz o comunicado do Itamaraty.
“À luz das flagrantes violações ao direito internacional humanitário, o presidente manifestou seu apoio à iniciativa da África do Sul de acionar a Corte Internacional de Justiça para que determine que Israel cesse imediatamente todos os atos e medidas que possam constituir genocídio ou crimes relacionados nos termos da Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio”, completa o documento do Ministério das Relações Exteriores.