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O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (07) os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que indicam uma queda de 1,3% nas vendas do comércio varejista em dezembro de 2023, na comparação com novembro. Este é o segundo mês consecutivo de queda, após a retração de 0,3% em novembro.
Apesar da queda no final do ano, o setor varejista encerrou 2023 com um crescimento de 1,7% em relação a 2022. O resultado, embora positivo, ficou abaixo da expectativa do mercado, que projetava alta de 2,5%.
O setor de tecidos, vestuário e calçados foi o que mais contribuiu para a queda em dezembro, com recuo de 3,4%. Em seguida, vieram os setores de combustíveis e lubrificantes (-2,7%), móveis e eletrodomésticos (-2,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-2,3%).
No acumulado do ano, apenas três setores registraram crescimento: supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,4%), equipamentos e artigos para uso pessoal e doméstico (2,9%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,7%).
De acordo com o gerente da pesquisa, a queda em dezembro foi influenciada por fatores como a elevação da taxa de juros, o encarecimento do crédito e a desaceleração da inflação.
“A alta dos juros impacta o consumo das famílias, principalmente de bens duráveis, como móveis e eletrodomésticos. Já a desaceleração da inflação, embora positiva no geral, pode levar a uma retração do consumo em alguns setores, como supermercados, por exemplo”.