Saúde

Coleta de plasma bate recorde em 10 meses de 2024

© Hemobrás/Divulgação

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Entre janeiro e outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou 160,9 mil litros de plasma, superando a meta de 150 mil litros estabelecida em contrato com o Ministério da Saúde. O volume alcançado, um recorde histórico, representa um aumento de 7,2% em relação ao captado em 2023. A estimativa da empresa é encerrar o ano com cerca de 200 mil litros.

A Hemobrás destacou que os números atingidos representam um marco para a saúde pública brasileira e para seu papel estratégico no país. A produção recorde deve impactar positivamente o abastecimento nacional de medicamentos hemoderivados fornecidos ao Sistema Único de Saúde (SUS), único cliente da empresa. Para a presidente da Hemobrás, Ana Paula Menezes, os resultados refletem o compromisso da empresa em aprimorar continuamente sua missão de promover saúde e qualidade de vida à população.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para atingir esses resultados, a empresa investiu na qualificação de hemocentros em todo o Brasil, aumentando a capacidade de armazenamento de plasma e aperfeiçoando processos para evitar descartes. Um dos avanços mais significativos foi a redução de 90% no descarte de plasma após triagem, com a taxa de rejeição caindo de 30% para 3%. Essa queda, segundo a empresa, foi alcançada por meio da identificação de fatores técnicos que afetavam a qualidade do plasma e pela adoção de melhorias logísticas, como o uso de caixas de papelão no transporte, uma solução implementada em parceria com a Octapharma.

O diretor Industrial da Hemobrás, Antônio Edson de Lucena, afirmou que o amadurecimento do sistema de coleta e a maior utilização do plasma para beneficiamento industrial refletem diretamente na qualidade dos medicamentos produzidos e disponibilizados à população. Para fortalecer a Hemorrede brasileira, a Hemobrás qualificou 61 serviços para envio de plasma, dos quais 55 já contribuem mensalmente com cerca de 20 mil litros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No planejamento para 2025, a empresa pretende ampliar o número de hemocentros qualificados, requalificar os já aptos e aumentar a capacidade de armazenamento e envio de plasma, com apoio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O governo federal investiu R$ 100 milhões na expansão da infraestrutura de hemoterapia, ação que deve beneficiar inicialmente 56 hemocentros e contribuir para que a Hemobrás alcance a meta de 300 mil litros captados até o final de 2025.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile