Economia

Greve da Embraer é suspensa após sindicato alegar repressão policial

Os trabalhadores da Embraer, que entraram em greve na última quarta (18), decidiram suspender as paralisações nesta quarta-feira (25).

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SindMetal), a interrupção veio por medo de represálias. “A negociação não avançou em nada, foi suspensa por causa da repressão da Polícia Militar” afirma Weller Gonçalves, presidente do SindMetal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Gonçalves contou que na manhã de terça (24), trabalhadores e PMs se desentenderam na porta da fábrica da empresa e houve uso de gás de pimenta. Ele afirmou que, hoje, uma assembleia foi realizada com os trabalhadores antes do expediente, onde ficou decidido manter a paralisação.

Os funcionários recuaram ao serem abordados pela Polícia Militar. “Os trabalhadores estavam de boa no seu canto, porém o supervisor da empresa foi lá junto com a Tropa de Choque e chamou a turma para entrar”, afirma o presidente do SindMetal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O aparato do Estado na porta da fábrica, a mando da Embraer e da Boeing, foi algo impressionante. Até dirigentes sindicais mais antigos, de 30 e 40 anos, ficaram assustados. Nem na ditadura militar a gente tinha visto uma aparato militar da forma que a gente viu”, disse Gonçalves.

Um sindicalista foi preso na porta da empresa nesta manhã. A ocorrência foi registrada na Delegacia da Polícia Federal de São José dos Campos. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A corporação diz que foi chamada por funcionários da empresa que relataram que queriam trabalhar, porém estavam com a entrada impedida por sindicalistas. A PM disse que “realizou contato a fim de mediar essa condição”. “Buscando a preservação dos direitos de ambas as partes, iniciou-se a negociação com os manifestantes, porém, não alcançado êxito foi necessária a intervenção policial para preservação da ordem pública” afirmou a PM em nota.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile