Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. O setor de serviços cresceu em julho e registrou a segunda alta consecutiva no mês, segundo a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgada nesta sexta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Houve aumento de 2,6% na passagem de junho para julho, fazendo com que o setor acumulasse alta de 7,9% nos dois meses.
Apesar do resultado positivo em julho, o setor acumula queda de 8,9% no ano e, em comparação com julho do ano passado, teve queda de 11,9%. Houve expansão no volume de serviços em quatro das cinco atividades analisadas. O principal destaque foi para os avanços em serviços de informação e comunicação (2,2%) e de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,3%).
Os demais avanços vieram dos serviços profissionais, administrativos e complementares (2,0%), acumulando ganho de 4,0% nos últimos dois meses depois de recuar 17,4% entre fevereiro e maio; e de outros serviços (3,0%), que recupera parte da perda acumulada entre março e maio (-11,8%) ao avançar 10,5% no período junho-julho de 2020. O único resultado negativo em julho foi em serviços prestados às famílias (-3,9%), depois de crescer 12,2% entre maio e junho.