Economia

Saiba mais sobre os desinvestimentos da Petrobras em ativos de exploração e produção de petróleo e gás natural

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Desinvestimentos – Petrobras

A Petrobras vem anunciando ao mercado a venda de diversos ativos de exploração e produção de petróleo e gás natural, especialmente os campos localizados em terra ou águas rasas. 

O Ministério de Minas e Energia (MME) esclarece que a decisão compete exclusivamente à Empresa e faz parte da sua estratégia de otimização de portfólio e melhoria de alocação do capital, concentrando os seus recursos em águas profundas e ultra-profundas, principalmente no polígono do pré-sal, com um maior retorno financeiro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O MME e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), responsável pela fiscalização dos contratos para exploração e produção de petróleo e gás natural, vem acompanhando o processo de desinvestimento da Petrobras. A cessão de direitos sobre esses ativos está em linha com a Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural estabelecida pela Resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) nº 17/2017. 

A expectativa é que a cessão desses campos para uma outra empresa resulte, cada vez mais, em maiores e mais rápidos investimentos no desenvolvimento de novos sistemas de produção e revitalização daqueles já implantados, incluindo a perfuração de novos poços, gerando significativo aumento da produção, recolhimento de participações governamentais para a União, Estado e Municípios, bem como a ampliação da geração de empregos, trazendo renda direta e indireta ligada a ampliação destas atividades.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Já contamos com vários exemplos exitosos desse processo no País, tais como:

– Em janeiro de 2019 a foi concluído o processo de cessão do Campo de Azulão, na Bacia do Amazonas, Estado do Amazonas, da Petrobras para a Eneva. O desinvestimento permitirá colocar em produção, já em 2021, um campo de gás natural descoberto em 1999 e que, até o momento, não havia sido desenvolvido. Será a primeira produção comercial de gás natural na Bacia do Amazonas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

– Com relação ao estado do Rio Grande do Norte, em dezembro de 2019, foi finalizado o processo de cessão do Polo Riacho da Forquilha, da Petrobras para a empresa Potiguar E&P, contemplando 34 campos de produção terrestres, e, em maio de 2020, foi finalizado o processo de cessão do Polo Macau, da Petrobras para a empresa 3R Petroleum, contemplando 7 campos de produção terrestres. Em ambos os casos se verificou um significativo aumento na produção de petróleo e empregos gerados nestas concessões.

– Em julho de 2020, foi finalizado o processo de cessão do Polo Pampo e Enchova, na Bacia de Campos, da Petrobras para a empresa Trident Energy. Foram comprometidos investimentos firmes adicionais da ordem de US$ 1 bilhão, que trazem o potencial de adição de mais de 200 milhões de barris de petróleo em reservas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por fim, registramos que todos os processos de cessão de direitos precisam ser aprovados pela ANP, incluindo o processo de qualificação técnica, econômica e jurídica da nova empresa, em observância ao contido nos Artigos 25 e 29 da Lei 9.478/1997.

* Com informações de Ministério de Minas e Energia

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile