Economia

Transporte de cargas entre portos bate recorde no país

O Brasil registrou recorde no volume de cargas transportadas por cabotagem, que é a navegação entre portos dentro de um mesmo país. Foi o maior crescimento dos últimos dez anos, com destaque para as hidrovias da Região Norte

Estudo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), mostra o maior crescimento dos últimos 10 anos, com destaque para as hidrovias da região Norte.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O levantamento apresentou a atualização da estimativa da demanda de transporte aquaviário de cargas, expressa pelos indicadores de tonelada útil – T e tonelada quilômetro útil – TKU, realizada em 2019 nos corredores hidroviários brasileiros dos rios Solimões-Amazonas, Madeira, Tocantins-Araguaia, Paraguai, Paraná-Tietê e Hidrovia do Sul, e nas principais rotas ao longo da costa, individualizada pelos principais pares origem e destino da navegação interior de percurso longitudinal e de cabotagem.

O indicador Tonelada Quilômetro Útil – TKU é utilizado na representação quantitativa do desempenho das modalidades de transporte aplicáveis ao planejamento, acompanhamento e fiscalização de atividade econômica, bem assim a atividades de interesse público e privado. T é, por definição, o total de carga útil transportada na via, ou seja, apenas o peso da carga, sem considerar a tara dos equipamentos empregados. Já o TKU é determinado pela multiplicação da tonelada útil transportada pela distância percorrida.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na cabotagem, em 2019, o indicador TKU foi de 223,370 bilhões de toneladas-quilômetros, superior em 6,03% ao de 2018 (210,660 bilhões de t-km), retomando a tendência persistente de crescimento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile