Economia

China aumenta compras de soja brasileira e sinaliza mudança no fluxo do comércio

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A China está fazendo grandes compras de soja do Brasil, um movimento incomum para esta época do ano.

O país asiática precisa de soja para alimentar seus rebanhos de suínos em expansão, e novembro é um horário nobre para os Estados Unidos venderem sua safra, tendo acabado de terminar a colheita. Os suprimentos estão no auge e os preços americanos devem ser os mais atraentes do mundo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, este ano, o Brasil está ainda mais barato e cortando a principal janela de vendas dos Estados Unidos. Na semana passada, a China comprou pelo menos 30 carregamentos de soja dos Estados Unidos e do Brasil, com mais da metade vindo do país sul-americano, segundo pessoas a par do assunto. O movimento mostra que o Brasil, já o maior exportador, está se tornando cada vez mais competitivo nos mercados mundiais.

Em uma reviravolta incomum, essa ligeira mudança nos fluxos de comércio global poderia fazer com que os preços mundiais da soja despenquem. Se o Brasil ‘roubar’ participação de mercado dos EUA, os estoques americanos podem subir, derrubando os preços na bolsa de Chicago – que também é referência para preços globais. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os preços mais baixos da soja podem aliviar parte da pressão inflacionária sobre os alimentos, uma vez que é um custo-chave na criação de animais para carne. Os futuros da soja em Chicago já caíram cerca de 25% em relação à alta alcançada em maio.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nesta quarta-feira (17), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou novas vendas de soja e de óleo de soja para a China e Índia, respectivamente.

Foram 132 mil toneladas de soja 2021/22 para a China, segundo reporte nesta manhã do departamento, e 30 mil toneladas de óleo de soja para a Índia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Todas as vendas feitas no mesmo dia, para o mesmo destino e com volumes iguais ou maiores do que 100 mil toneladas devem sempre ser informadas.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Da Bloomberg, com Gazeta Brasil

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile