Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Brasil criou 10.048 vagas de trabalho para jovens aprendizes em outubro. A informação consta nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência na terça-feira (30).
No acumulado do ano, o saldo o saldo é positivo em 107.570. Nos 10 primeiros meses do ano passado, 65.274 jovens aprendizes foram demitidos durante a crise econômica decorrente da pandemia.
O Programa Jovem Aprendiz foi criado por meio de uma lei aprovada em 2000, com o objetivo de estimular o emprego entre jovens de 14 a 24 anos, sobretudo aqueles que nunca tiveram trabalho, e oferecer capacitação profissional a eles.
A norma estabelece que que médias e grandes empresas tenham de 5% a 15% de seus empregados como aprendizes, e o jovem pode trabalhar, no máximo, dois anos por meio desse regime de contratação. Para ser contratado, o interessado precisa estar cursando ou já ter concluído a escola e frequentar o curso técnico conveniado com a empresa, relacionado à atividade que desempenhar enquanto estiver contratado.