Economia

Receita abre hoje consulta a novo lote de restituição do IR 2021

Foto: Marcelo Camargo/Agência Bra

A partir das 10h desta quinta-feira (23), a Receita Federal abre a consulta ao lote residual de restituição do IRPF 2021 (Imposto de Renda da Pessoa Física) do mês de dezembro. Esse lote também tem restituições residuais de exercícios anteriores.

Serão contemplados 174.482 contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 285 milhões.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a restituição”.

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte poderá retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

Do valor total a ser restituído neste lote, R$148.805.340,48 serão para contribuintes que têm prioridade legal, dos quais 4.183 são idosos acima de 80 anos, 30.866 entre 60 e 79 anos, 3.351 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 11.367 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Foram contemplados também 124.715 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 22 de novembro.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile