Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta quarta-feira (09) o Ministério da Economia divulgou uma projeção que prevÊ a expansão do PIB entre 1,4% e 2,9% em 2023, acima das previsões de mercado financeiro, para o 1ºano do novo governo Lula (PT).
De acordo com a agência de notícias Reuters, “o argumento é que o crescimento estrutural da economia agora é maior do que o verificado no passado recente”.
Em relatório, a Secretaria de Política Econômica da pasta afirmou que a persistência de erros de previsão para o PIB nos últimos 3 anos pode indicar uma mudança na tendência de crescimento.
Isso chama atenção para os efeitos positivos de uma taxa de investimento no país mais alta no curto prazo.
A mais atual projeção do governo mostra um aumento de 2,5% do PIB no próximo ano.
A informação foi usada na proposta orçamentária enviada ao Congresso Nacional.
Com base na pesquisa Focus do Banco Central (BC), economistas calculam que a economia brasileira crescerá apenas 0,7% em 2023.
No relatório, a secretaria afirmou que os modelos tradicionais de projeções são baseados em observações anteriores e, portanto, podem não responder adequadamente às mudanças estruturais que vêm sendo implementadas desde 2016.
Para o próximo ano, são esperados investimentos de quase R$ 82 bilhões em parcerias e concessões, um aumento de 10% em relação ao que estava previsto para este ano.