Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, considerado a “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), registrou um recuo de 0,55% em novembro, na comparação com o mês anterior, informou a autarquia financeira nesta sexta-feira (13). Desaceleração acontece em cenário de juros altos para combater pressões inflacionárias.
Se trata da quarta queda consecutiva do índice mensal, o que aponta uma queda do nível de atividade da economia brasileira no momento em que a taxa básica de juros (Selic) fixada pelo BC segue em 13,75, maior patamar dos últimos seis anos.
Na comparação anual, o resultado do indicador é 1,65% superior ao apurado em novembro de 2021. No trimestre compreendido entre setembro e novembro, no entanto, o resultado representa um encolhimento de 0,68% da prévia do PIB.
Além disso, no acumulado de janeiro a novembro, o nível de atividade da economia brasileira registrou expansão de 3,26%. Indicador também apresentou crescimento de 3,15%, no acumulado de 12 meses até novembro.
Já para 2023, a expectativa é de um crescimento menor, de 0,78%.