Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Federal Reserve (Fed- o Banco Central dos EUA) anunciou uma linha de empréstimo de emergência para fortalecer o sistema bancário do país. O anúncio foi feito por meio de um comunicado divulgado na noite de domingo (12).
A decisão acontece em meio aos temores de uma segunda-feira “sangrenta” no mercado após a falência de dois bancos em menos de uma semana.
A autoridade monetária americana decidiu agir rápido diante do processo de falência do Silicon Valley Bank (SVB), considerado o “banco das startups”, avaliado em US$ 40 bilhões (cerca de R$ 200 bilhões).
O Silicon Valley Bank ficou sem caixa após uma corrida de saques de clientes.
Oficialmente, o SVB foi a maior instituição financeira dos EUA a entrar em falência desde o caso do Lehman Brothers, de 2008.
Na ocasião, a queda do Lehman Brothers criou uma crise no setor de hipotecas americano.
Na nota, o Fed informou que disponibilizará financiamento adicional aos SVB e ao Signature Bank, de NY, que também entrou em colapso e sofreu intervenção do Governo Biden no domingo.
Uma outra instituição financeira, o Silvergate Bank, especializado em criptomoedas, anunciou o encerramento de suas operações após as ações perderem 98% do valor de mercado.
De acordo com o Fed, a medida tem o objetivo de “ajudar a garantir que os bancos tenham a capacidade de atender às necessidades de todos os seus depositantes”.