Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O índice de preços ao consumidor dos EUA subiu 0,1% em maio, após ter registrado alta de 0,4% em abril, de acordo com dados com ajuste sazonal divulgados pelo Departamento do Trabalho do país nesta terça-feira (12).
Com isso, a inflação americana desacelerou de 4,9% para 4,0% no acumulado em 12 meses.
A inflação ficou abaixo da estimada pelo consenso Refinitiv de analistas, que apontava para alta de 0,2% na leitura mensal e inflação de 4,1% em 12 meses.
O núcleo da inflação, que desconsidera as variações de alimentos e energia, subiu 0,4% no mês e 5,3% nos últimos 12 meses. Em abril, a taxa acumulada da inflação estava em 5,5%.
De acordo com o Departamento do Trabalho, o índice de habitação foi o que mais contribuiu para o aumento mensal de todos os itens, seguido por uma elevação no índice de preços de carros e caminhões usados.
Já o índice de alimentos aumentou, segundo o governo americano, 0,2% em maio, após permanecer inalterado nos dois meses anteriores.
O índice de alimentação em casa subiu 0,1% na comparação mensal, enquanto o índice de alimentação fora do domicílio subiu 0,5%.
Já o índice de energia caiu 3,6% em maio, com a queda dos principais componentes do grupo.