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As vendas no comércio varejista cresceram 0,7% em julho, na comparação com o mês anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado foi o segundo mês consecutivo de alta, mas representa uma desaceleração em relação ao crescimento de 0,1% registrado em junho.
No acumulado do ano, o comércio varejista acumula alta de 1,5%. Em 12 meses, o setor registra expansão de 1,6%.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, as vendas do varejo cresceram 2,4%.
O comércio varejista está 2,2% abaixo do nível recorde da série, de outubro de 2020.
Quatro das oito atividades avaliadas pelo IBGE tiveram crescimento de vendas em julho.
O destaque ficou com o segmento de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, que registrou alta de 11,7%.
O setor tem apresentado grande flutuação ao longo do ano, positivas e negativas. Segundo a pesquisa, o dólar e mudanças na política de importação ajudam a explicar a alta de julho.
“Houve algumas mudanças na questão da tributação das importações, que acabam oferecendo um ímpeto maior na variação dessa atividade”, disse o gerente da PMC, Cristiano Santos.
A segunda maior alta foi no setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, que apresentou expansão de 8,4%.
O pesquisador do IBGE explicou que o setor se recupera de um comportamento negativo nos últimos meses.
“A alta vem muito por conta de base de comparação baixa, mas também houve promoções pontuais. Algumas grandes lojas realizaram uma espécie de antecipação de Black Friday. Embora tenha sido algo bastante específico, focado, e não tenha atingido a atividade como um todo, foi suficiente pra dar essa virada de trajetória.”
Responsável por mais de 45% do setor de comércio, o ramo hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve crescimento de 0,3% ante junho.
Nos últimos dois anos, esse segmento soma alta de 1,7%. Para o IBGE, o resultado positivo é reflexo de uma pressão menor da inflação.
“Uma vez que diminuiu a pressão dos preços dos alimentos, a demanda tem margem para crescimento”, afirmou Cristiano Santos.
A outra atividade que fechou julho com número positivo foi artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,1%).
Apresentaram queda em julho as atividades tecidos, vestuário e calçados (-2,7%); livros, jornais, revistas e papelaria (-2,6%); móveis e eletrodomésticos (-0,9%) e combustíveis e lubrificantes (-0,1%).
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas teve retração de 0,3% ante junho.
A forte queda nas atividades de veículos e motos, partes e peças (-6,2%) influenciou o resultado.
“A política de mudança fiscal que culminou na redução do preço de alguns automóveis acabou se concentrando mais em junho, quando o setor registrou crescimento 8,8%”, justificou o gerente da pesquisa.
Nos últimos 12 meses, o varejo ampliado tem alta acumulada de 2,3%.