Economia

Preço das passagens aéreas no Brasil sobe 48% em 2023

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O preço das passagens aéreas no Brasil subiu 48,11% em 2023, o maior aumento anual do item desde 2011. O resultado foi o principal vilão da inflação no país no ano passado, contribuindo para que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) fechasse o ano em 4,72%, abaixo dos 5,90% de 2022.

O IPCA-15 é considerado a prévia da inflação oficial do Brasil. O resultado de dezembro foi influenciado principalmente pelo aumento das passagens aéreas, que subiram 9,02% no mês, o maior impacto individual no período.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em outubro, uma pesquisa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostrou que, na época, as passagens aéreas para viagens entre cidades brasileiras custavam, em média, R$ 741,47. Este é o maior valor observado desde o início das análises, em 2010.

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que apenas um elemento está exercendo pressão sobre o índice de preços: as passagens aéreas. A declaração foi dada após ser questionado sobre o aumento da inflação, medida pelo IPCA-15 na primeira metade de dezembro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele afirmou que as tarifas subiram 65% ao longo de quatro meses.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile