Os novos diretores do Banco Central, Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira, assumiram oficialmente seus cargos nesta terça-feira (2), com mandato válido até 31 de dezembro de 2027. A cerimônia de posse ocorreu de forma restrita na sede do banco, em Brasília.
Paulo Picchetti assume a diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, enquanto Rodrigo Teixeira será o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta. Ambos foram anunciados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em outubro, e tiveram suas nomeações aprovadas pelo plenário do Senado em dezembro.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
De acordo com informações da Fundação Getúlio Vargas, onde leciona, Picchetti possui mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Já Teixeira, funcionário de carreira do Banco Central, ocupou anteriormente a posição de vice-secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão na prefeitura de São Paulo durante a gestão de Fernando Haddad e atuava como secretário-adjunto na Casa Civil desde janeiro de 2023.
A diretoria do Banco Central é composta por um presidente e oito diretores, sendo Roberto Campos Neto o atual presidente, com mandato até o final de 2024. Desde 2021, quando o Banco Central adquiriu autonomia administrativa por lei, os diretores e o presidente possuem mandatos fixos com prazos determinados, só podendo ser substituídos ao término do período estabelecido.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO