Economia

Economia global caminha para a pior década de crescimento em 30 anos, diz Banco Mundial

A economia global enfrenta a perspectiva de sua pior década de crescimento em três décadas, de acordo com o Banco Mundial. O relatório “Perspectivas Econômicas Globais”, divulgado nesta terça-feira (9), revela que o crescimento global deve desacelerar pelo terceiro ano consecutivo em 2024, atingindo 2,4%, comparado a 2,6% em 2023.

Apesar da resiliência demonstrada diante dos riscos de recessão em 2023, o aumento das tensões geopolíticas apresenta novos desafios de curto prazo, alerta o Banco Mundial. Os conflitos na Europa Oriental, como a invasão russa na Ucrânia, e no Oriente Médio são apontados como fatores que podem impactar os preços da energia e influenciar tanto a inflação quanto o crescimento econômico.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O vice-economista-chefe do Banco Mundial, Ayhan Kose, destaca que, sem uma “grande mudança de rumo”, a década de 2020 será considerada “uma década de oportunidades desperdiçadas”. As economias em desenvolvimento estão entre as mais afetadas, sofrendo com o comércio global lento e condições financeiras restritivas, resultando em um crescimento previsto de apenas 3,9% em 2024.

O Banco Mundial enfatiza que ações urgentes dos governos são necessárias para reverter esse cenário, incluindo o aumento do investimento e o fortalecimento dos quadros de política fiscal. O relatório ressalta a importância de pacotes de políticas abrangentes para melhorar os quadros fiscais e monetários, expandir o comércio transfronteiriço, melhorar o ambiente de investimento e fortalecer a qualidade das instituições nas economias em desenvolvimento. O desafio é árduo, mas o Banco Mundial destaca a oportunidade de transformar as economias em desenvolvimento e acelerar a transição energética, além de alcançar diversos objetivos de desenvolvimento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile