Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O setor de serviços no Brasil cresceu 0,4% em novembro de 2023, interrompendo uma sequência de três meses de quedas. O maior impacto sobre o resultado veio da atividade de espetáculos teatrais e musicais, que cresceu 5,4%, impulsionado pelos shows da cantora Taylor Swift no país, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nesta terça-feira (16)
Dentre as atividades que contribuíram para esse cenário positivo, destacam-se “outros serviços” (3,6%), com destaque para serviços financeiros auxiliares, e “serviços prestados às famílias” (2,2%), impulsionado pelo crescimento de atividades como espetáculos teatrais e musicais, notadamente os shows da cantora Taylor Swift no país.
No entanto, o setor de transportes apresentou um recuo de 1,0%, influenciado, principalmente, pelo transporte aéreo, que registrou uma queda de 16,1% em novembro. A alta nos preços das passagens foi apontada como o principal motivo para essa redução.
O setor de informação e comunicação, representando cerca de 23% do total, variou -0,1%, sendo impactado negativamente pelo segmento de telecomunicações, que caiu 3,2%. Em contrapartida, os serviços de tecnologia da informação cresceram 1,3%.
São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foram os estados que mais contribuíram positivamente, enquanto Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Maranhão e Amazonas tiveram resultados negativos.
Além disso, a pesquisa abordou o desempenho do setor de serviços no acumulado do ano e em 12 meses, ressaltando uma alta de 2,7% até novembro de 2023. As atividades turísticas apresentaram uma queda de 2,4% em novembro, influenciadas pelo transporte aéreo de passageiros e pela locação de automóveis.
O IBGE destacou que a próxima divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços, referente a dezembro de 2023, está prevista para 9 de fevereiro de 2024.