Economia

Banco Central comunica vazamento de dados de mais 87 mil chaves Pix

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Dados de 87.368 chaves Pix de clientes da Sumup SCD foram expostos entre 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024. As informações vazadas incluem nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (22) pelo Banco Central (BC). Este foi o sétimo vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

Segundo o BC, o vazamento ocorreu por causa de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. A exposição ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro, segundo o órgão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos, de acordo com o BC.

A autarquia afirma que decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o Banco Central, todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição.

O BC ressaltou em nota que estes serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu que os clientes desconsiderem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Banco Central anunciou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile