Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Banco Central (BC) aumentou de 1,7% para 1,9% a estimativa de crescimento para a economia brasileira em 2024. A autoridade monetária também projetou que a inflação do próximo ano chegará a 3,5%. Os dados foram divulgados pelo BC na manhã desta quinta-feira (28) e são do Relatório Trimestral de Inflação (RTI).
“A revisão moderada reflete, principalmente, dinamismo levemente maior que o esperado da economia no início do ano, como sugerem os indicadores disponíveis”, informou o Banco Central.
De acordo com o relatório do BC, a projeção para a agropecuária foi alterada de avanço de 1% para uma queda de 1%. Em 2023, o setor cresceu 15,1%, resultado que surpreendeu o mercado. Para a indústria, a projeção avançou de 1,7% para 2,2%.
Já para o setor de serviços, o BC revisou o crescimento de 1,9% para 2%. As principais contribuições para a alta vieram das previsões mais favoráveis para “outros serviços”, “administração, saúde e educação públicas” e “transporte, armazenagem e correio”.
“Em sentido oposto, destaca‑se a redução na estimativa para o crescimento do comércio. As mudanças, quase todas de pequena magnitude, refletem, de modo geral, surpresas no resultado do quarto trimestre de 2023 e os primeiros indicadores disponíveis para 2024”, escreveu o BC no relatório.