Economia

Banco Central: pagamentos por aproximação crescem no Brasil

Foto: Steve Buissinne/Pixabay

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A revolução tecnológica e a crescente digitalização têm impactado significativamente o setor de meios de pagamento. As Estatísticas de Meios de Pagamentos, divulgadas pelo Banco Central (BC), mostram um aumento progressivo no uso de instrumentos digitais de pagamento pela população.

Nos últimos dados coletados pelo BC, divulgados no início de junho e referentes ao ano de 2023, observa-se que uma nova forma de pagamento tem ganhado destaque: as transações por aproximação (contactless).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo o levantamento do BC, o percentual de operações com cartões de crédito realizadas por aproximação cresceu significativamente em comparação com outras formas de captura (tarja, chip e não presencial), passando de 23,1% para 31,1% nas quantidades transacionadas nos últimos trimestres de 2022 e 2023.

Nas operações com a função débito, as transações por aproximação também apresentaram crescimento equivalente: de 24,4% para 35,2%, no mesmo período.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A última edição do documento Instrumentos de Pagamento – Dados Estatísticos 2023 confirma algo que é perceptível no dia a dia: a utilização dos telefones celulares como o principal canal de pagamento no Brasil. Em 2023, esse dispositivo foi responsável por 82% da quantidade total transacionada no ano.

O Pix foi o segundo maior meio de pagamento em 2023 no país, com 39% do total, atrás apenas das transações com cartões (crédito, débito e pré-pago), cuja participação foi de 41%.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Apesar da crescente digitalização dos pagamentos no Brasil, os dados revelam que, em termos de volume total transacionado, os canais presenciais (caixas eletrônicos, agências bancárias, correspondentes etc.) ainda são relevantes: cerca de 42% dos recursos movimentados no ano passado foram por meio deles.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile