Economia

PIX por aproximação deve estar disponível em fevereiro de 2025

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiram criar novas regras para o sistema Open Finance que vão permitir o pagamento por aproximação utilizando o PIX, anunciaram as instituições na manhã desta quinta-feira (04). As novas funcionalidades devem estar disponíveis para a população geral a partir de fevereiro de 2025.

O cronograma conforme o Banco Central é o seguinte: em 31/07/2024 será regulamentada especificamente a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR); em 14/11/2024 estão previstos os testes em produção; e em 28/02/2025 está programado o lançamento do produto para a população.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além de introduzir o Pix por aproximação, as novas regulamentações também têm o objetivo de facilitar pagamentos dentro do ambiente de compras online, em e-commerces, sem que os clientes precisem sair dele.

De acordo com Janaína Pimenta Attie, Chefe de Subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), os clientes que possuem cadastro em uma instituição participante do Open Finance poderão cadastrar suas contas em carteiras digitais. Isso permitirá realizar pagamentos por aproximação e diretamente nos e-commerces.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Antes disso, até o final de julho, o Banco Central deve publicar normas detalhadas sobre como as instituições financeiras devem operar para viabilizar esses serviços.

Em seguida, a partir de novembro, as instituições começarão a testar as funcionalidades para assegurar a segurança das operações.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As novas regras têm três objetivos principais: simplificar a jornada de iniciação de pagamentos com Pix, ampliar o número de instituições obrigadas a aderir ao Open Finance e estabelecer a estrutura definitiva de governança desse sistema.

O Banco Central explicou que o Pix por aproximação será viabilizado pelas novas regras do Open Finance, que reduzirão etapas nos pagamentos por plataformas online e incluirão o Pix nas carteiras digitais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, as normas também exigem que mais instituições financeiras participem do Open Finance, com o objetivo específico de ampliar o acesso dos clientes às novas funcionalidades na jornada de pagamentos via Pix.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile