Economia

Oleoduto de quase 100 km é modernizado em São Paulo

André Valentim/Agência Petrobras/Divulgação

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A Transpetro (Petrobras Transporte S.A) anunciou nesta sexta-feira (05) a conclusão das obras do novo oleoduto Paulínia-São Paulo (Opasa 16), em São Paulo. O oleoduto, com 99 quilômetros de extensão, abrange um trecho de 68 quilômetros que liga a Refinaria de Paulínia (Replan) ao terminal terrestre de Barueri, na Grande São Paulo.

A primeira etapa das obras foi finalizada em 2017. O novo Opasa 16 substitui um oleoduto anterior, oferecendo uma infraestrutura moderna que garante maior segurança, eficiência operacional e avanços tecnológicos, aumentando em 60% a capacidade de movimentação de óleo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora os dutos não tenham prazo de validade específico, sua vida útil é estendida por meio de reformas e recuperações. O oleoduto anterior, datado de 1974, foi substituído não por estar no fim de sua vida útil, mas para incorporar tecnologias mais modernas.

O Opasa 16 atravessa nove municípios e tem a função de transportar combustível refinado da Replan até Barueri, onde é estocado para posterior distribuição aos postos de combustíveis pelas distribuidoras.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo a Transpetro, este trecho de 68 km é a maior obra de engenharia de dutos terrestres realizada no Brasil nos últimos dez anos, concluída em 15 meses, com um investimento de R$ 465 milhões.

A Transpetro, subsidiária da Petrobras, continua a desenvolver projetos de modernização e expansão de sua malha de dutos, que atualmente possui 8.500 quilômetros conectando refinarias e terminais terrestres e aquaviários.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile