Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Pix Automático, que funcionará de forma semelhante ao débito automático, entrará em vigor em 28 de outubro deste ano. A principal diferença é que as transações serão realizadas via Pix, permitindo um pagamento instantâneo.
De acordo com o Banco Central, essa será a única novidade do segundo semestre, conforme a agenda evolutiva do Pix. O lançamento do Pix por aproximação está previsto para fevereiro de 2025, conforme anunciado nesta quinta-feira (4) junto com as novas regras para o sistema Open Finance.
O Pix Automático poderá ser utilizado para pagamentos de contas como água, luz, telefone, condomínio, escola e plano de saúde. Para isso, o usuário precisará apenas autorizar previamente o início das cobranças, que serão debitadas automaticamente.
Uma das principais vantagens do Pix Automático em relação ao débito automático é a isenção de tarifas para pessoas físicas, além da instantaneidade nas transações. Essa modalidade tem o potencial de alcançar um número maior de usuários em comparação ao débito automático tradicional.
Para as empresas, o Banco Central afirma que o Pix Automático poderá aumentar a eficiência, reduzir os custos dos procedimentos de cobrança e diminuir a inadimplência.
Confira as diferenças entre o Pix automático e o débito automático e como vai funcionar: