Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou suas projeções de crescimento econômico para o Brasil, com ajustes significativos para os anos de 2024 e 2025. De acordo com o relatório mais recente, o Brasil enfrentará um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,1% em 2024, uma ligeira queda de 0,1 ponto percentual em relação à previsão anterior de abril (2,2%).
Esta revisão para baixo é atribuída ao impacto das intensas inundações que começaram em maio, especialmente no sul do país, afetando severamente a economia do Rio Grande do Sul e prejudicando diversas áreas de atividade econômica.
Por outro lado, as expectativas para 2025 foram revisadas para cima, com uma projeção de crescimento de 2,4%, um aumento de 0,3 ponto percentual em relação à previsão anterior de 2,1% em abril. O FMI destaca que essa melhoria reflete não apenas a recuperação esperada após as inundações, mas também fatores estruturais favoráveis, incluindo uma aceleração na produção de hidrocarbonetos.
O Brasil aguarda agora a divulgação dos números do PIB do segundo trimestre pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), prevista para 3 de setembro, que oferecerá insights adicionais sobre o desempenho econômico do país neste ano.