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A greve dos servidores do INSS entrou no quarto dia nesta sexta-feira (18). Embora o órgão afirme que a paralisação não impactou significativamente os serviços prestados à população, reforçou as orientações para quem precisar de determinados atendimentos.
Os servidores do INSS iniciaram a greve na terça-feira (16) por tempo indeterminado. De acordo com o instituto, mais de 100 serviços podem ser agendados pelo site Meu INSS, pelo aplicativo disponível para celular, ou pela central de atendimento telefônico 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O INSS também orienta os cidadãos que necessitam de atendimento pericial para obtenção do auxílio-doença a utilizarem o Atestmed, serviço de avaliação remota de documentos. Esse serviço foi implantado para tornar a análise mais rápida e menos burocrática, eliminando a necessidade de perícia presencial.
Nos casos de perícia médica já agendada para benefício por incapacidade temporária, o segurado pode solicitar a conversão do agendamento de perícia para o Atestmed. “Para os demais casos, a orientação é reagendar o atendimento pelo 135 ou pelo Meu INSS”, informou o instituto.
Além da recomposição de perdas salariais dos últimos anos, os servidores reivindicam a reestruturação e o reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado; o cumprimento do acordo de greve de 2022; a exigência de nível superior para ingresso de Técnico do Seguro Social; a incorporação de gratificações; a jornada de trabalho de 30 horas para todos e o cumprimento das jornadas previstas em lei; a revogação de normas que determinam o fim do teletrabalho e o estabelecimento de um programa de gestão de desempenho; melhores condições de trabalho e direitos para todos, independentemente da modalidade de trabalho; o fim do assédio moral institucional; e a reestruturação dos serviços previdenciários.