Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza mensalmente o pagamento de cerca de 40 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais, mas as datas de depósito variam conforme o tipo de benefício, gerando dúvidas entre os segurados.
O calendário de pagamentos, divulgado no ano anterior, organiza os depósitos, priorizando os que recebem até um salário mínimo. Após esses, os valores superiores são pagos, de acordo com o número do benefício (NB).
Para saber a data correta do pagamento, o segurado deve observar o penúltimo dígito do número do benefício, composto por 10 dígitos, no formato: 999.999.999-9.
O calendário é dividido entre quem recebe até um salário mínimo e quem recebe valores maiores. Em setembro, por exemplo, os depósitos para quem ganha até um salário mínimo ocorrerão de 24 de setembro a 7 de outubro. Para os que recebem acima desse valor, os pagamentos começarão em 1º de outubro, também até 7 de outubro.
Nos casos de feriados, os depósitos serão feitos no próximo dia útil. Além disso, os beneficiários têm até 60 dias para realizar o saque do valor disponível.
Caso contrário, o montante será devolvido ao INSS. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 135.