Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Receita Federal realiza, nesta segunda-feira (30), o pagamento do quinto lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). No total, 511.025 contribuintes receberão R$ 1,03 bilhão, sendo que cerca de 40% desse valor será destinado a aqueles que possuem prioridade no reembolso.
Em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades neste ano.
O pagamento da restituição abrange 201.381 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração do IR ou utilizaram a declaração pré-preenchida. Além disso, 106.289 contribuintes não priorizados receberão a restituição, marcando este lote como o terceiro a contemplá-los. Também estão incluídos 86.570 residentes no Rio Grande do Sul, 75.686 contribuintes entre 60 e 79 anos, 23.180 que têm o magistério como principal fonte de renda, 11.188 contribuintes idosos acima de 80 anos e 6.731 com deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Os contribuintes podem consultar a situação da restituição por meio da página da Receita Federal. Para isso, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar “Consultar a Restituição”. Essa consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.
O pagamento será realizado na conta ou na chave Pix do tipo CPF indicada na declaração. Caso a restituição não seja depositada na conta informada, como em situações de conta desativada, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, acessando o Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Se o contribuinte não resgatar o valor após um ano, será necessário solicitar a restituição pelo Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). Para isso, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.