Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na mais recente edição do guia Flos Olei, que há 14 anos seleciona os melhores azeites de oliva do mundo, onze azeites brasileiros foram reconhecidos por sua qualidade excepcional. Publicada pelos críticos italianos Marco Oreggia e Laura Marinelli, a publicação é amplamente consultada por importadores na hora de escolher produtos para negociações comerciais.
Entre os azeites brasileiros listados, seis são do Rio Grande do Sul, quatro de São Paulo e um de Minas Gerais. Confira a lista completa dos azeites premiados e suas respectivas pontuações:
- Fazenda do Azeite Sabiá – São Paulo: 97 pontos
- Prosperato – Rio Grande do Sul: 97 pontos
- Estância das Oliveiras – Rio Grande do Sul: 90 pontos
- Azeite Bem te Vi – Rio Grande do Sul: 89 pontos
- Azeite Puro – Rio Grande do Sul: 88 pontos
- Oliq Azeite Extravirgem – São Paulo: 87 pontos
- Azeite Verolí – Minas Gerais: 86 pontos
- Vinícola Essenza – São Paulo: 86 pontos
- Orfeu – São Paulo: 85 pontos
- Al-Zait & Co. – Rio Grande do Sul: 85 pontos
- Olivas de Gramado – Rio Grande do Sul: 85 pontos
Os azeites que entram para o ranking são selecionados por uma equipe de especialistas em degustação do Flos Olei, que avaliam os produtos com base em critérios como aroma e sabor. Os dois azeites brasileiros que se destacaram com a pontuação máxima de 97 foram o da Fazenda do Azeite Sabiá, em São Paulo, e o da Prosperato, no Rio Grande do Sul.
Além do reconhecimento no guia, o azeite da Fazenda do Azeite Sabiá também conquistou um prêmio no The Best, evidenciando a excelência da produção de azeites no Brasil.