Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Banco do Brasil lançou na manhã desta sexta-feira (11) o PIX por aproximação em parceria com a operadora de maquininhas Cielo S.A. A nova modalidade permite que os clientes realizem pagamentos apenas aproximando o celular da maquininha, tornando o processo mais ágil.
Inicialmente, o serviço estará disponível para um grupo restrito de correntistas do banco, em um modelo piloto que será testado em estabelecimentos comerciais habilitados nas cidades de Brasília (DF) e São Paulo (SP). A expectativa é que, a partir de novembro, a funcionalidade seja liberada para todos os clientes.
Com essa iniciativa, o Banco do Brasil se antecipa à agenda do Banco Central, que prevê a implementação do PIX por aproximação em todo o país apenas em fevereiro de 2025.
O objetivo é oferecer uma forma de pagamento mais rápida e simples do que o método tradicional de QR Code, que exige que o comerciante gere um código, e o cliente tenha que acessar o aplicativo do banco para concluir a transação.
Na nova modalidade, os processos de pagamento variam conforme o valor da compra. Para transações de até R$ 200, o cliente deve conferir o valor na maquininha, abrir o aplicativo do banco, selecionar “PIX por aproximação” e realizar a autenticação biométrica ou inserir a senha de login. O Banco do Brasil espera que todo esse processo seja concluído em poucos segundos.
Importante destacar que esse é o procedimento desenvolvido pela instituição, a primeira a implementar essa nova forma de pagamento.
À medida que outros bancos começarem a oferecer o serviço, etapas do processo podem sofrer variações, mas a proposta central de simplificação e agilidade será mantida.
Para compras acima de R$ 200, além do mesmo procedimento, será necessário inserir a senha transacional da conta.