Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta terça-feira (22) uma revisão otimista para a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que passou de 2,1% para 3% para este ano. A nova previsão reflete um avanço significativo na economia do país, embora o FMI ressalte que fatores como a inflação e a alta da taxa básica de juros, atualmente em 10,75%, podem limitar um crescimento ainda maior.
A atualização foi divulgada durante uma reunião das autoridades de finanças dos países-membros do FMI, realizada na sede da instituição em Washington, nos Estados Unidos. O relatório “World Economic Outlook” revelou que o Brasil deverá registrar o crescimento mais robusto entre as 16 principais economias monitoradas pelo FMI.
Segundo o relatório, o Brasil se posiciona à frente de potências econômicas como os Estados Unidos, que devem crescer 2,8%, e da Alemanha, que não deve registrar crescimento (0%). Outras economias como o Japão (0,3%), o Reino Unido e a França (1,1%) e a Arábia Saudita (1,5%) também ficam atrás do Brasil. No entanto, o país ainda está atrás de economias emergentes como a China, que tem previsão de crescimento de 4,8%, e a Índia, com 7%.