Fim da escala 6×1 vai beneficiar as mulheres, afirma ministra de Lula
Publicado
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em entrevista à Agência Brasil, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, defendeu nesta quinta-feira (14) que o fim da escala de trabalho 6×1, na qual se trabalha 6 dias na semana e se folga apenas um, irá beneficiar as mulheres brasileiras.
“Para as mulheres vai ser um benefício, significa ter mais tempo para se cuidar, se preparar ou mesmo para cuidar do que quiser”, disse a ministra de Lula.
A PEC que visa limitar a carga horária semanal de trabalho a 36 horas, conhecida como PEC 6×1, foi apresentada na Câmara em 1º de maio deste ano pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP).
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Para ser aprovada, a PEC precisa receber o apoio de 308 dos 513 parlamentares, em duas votações consecutivas.
“Eu acho que é um debate importante para o Brasil, que tem que ser amadurecido, avançado. Acho que é importante dizer que a [PEC] 6×1 de fato vai beneficiar as mulheres. Nós aprovamos na Câmara a Política Nacional de Cuidados, está indo para o Senado. Se a gente juntar as duas coisas, acho que vai ser super importante para que possamos amadurecer a valorização das mulheres no trabalho remunerado e não remunerado e o uso do seu tempo”, defendeu Cida Gonçalves na entrevista.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
A Política Nacional de Cuidados foi aprovada na terça-feira (12) pela Câmara dos Deputados, com a aprovação do substitutivo ao Projeto de Lei 2762/24. O texto segue agora para análise no Senado.
A política, desenvolvida a partir de um diagnóstico elaborado por um grupo de trabalho, destaca a sobrecarga de cuidados que recai sobre as famílias, especialmente sobre meninas e mulheres negras, de áreas rurais e periferias urbanas, e aponta a ausência de políticas públicas e a falta de presença do Estado nessa área.