Educação

Alunos inteligentes podem prosperar em qualquer ambiente escolar, conclui estudo

Foto: Divulgação

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Alunos inteligentes podem prosperar sem frequentar escolas academicamente seletivas, sugere estudo. Um estudo recente publicado no British Journal of Educational Studies desafia a crença amplamente difundida de que escolas academicamente seletivas são essenciais para o sucesso de alunos talentosos. As escolas seletivas, financiadas pelo governo e admitindo apenas os estudantes com melhor desempenho em exames padronizados, são frequentemente vistas como trampolins para o sucesso acadêmico e profissional.

Pesquisadores da Universidade Victoria, em Melbourne, conduziram um estudo longitudinal abrangente envolvendo quase 3.000 alunos australianos ao longo de 11 anos. Eles descobriram que, embora as escolas seletivas inicialmente apresentassem uma proporção maior de alunos com alto desempenho acadêmico em áreas como matemática e leitura, as diferenças nos resultados educacionais e de emprego entre esses alunos e aqueles de escolas não seletivas diminuíram significativamente ao longo do tempo.

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Aos 19 e 25 anos, os estudantes que frequentaram escolas seletivas não apresentaram vantagens substanciais em termos de ingresso na universidade ou empregabilidade em comparação com seus pares de escolas não seletivas. Embora 81% dos alunos de escolas seletivas tenham garantido emprego ou entrada na universidade aos 19 anos, contra 77,6% dos alunos de escolas não seletivas, essa diferença desapareceu quando ajustada para características como origem socioeconômica, gênero e localização geográfica.

Os pesquisadores também destacaram que a satisfação geral com a vida foi minimamente afetada pela frequência a uma escola seletiva, com um aumento marginal de apenas 0,19 pontos na pontuação geral de satisfação aos 25 anos. Andrew Wade, coautor do estudo, enfatizou que essas descobertas sugerem uma necessidade de reavaliação das políticas educacionais focadas na seletividade. Ele argumenta que, se os benefícios das escolas seletivas não forem substanciais, isso poderia contradizer os princípios de inclusão e equidade no sistema educacional.

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Os resultados indicam, portanto, que mais pesquisas são cruciais para determinar se as escolas seletivas oferecem vantagens reais aos alunos academicamente talentosos. A discussão continua sobre a necessidade de um sistema educacional mais equitativo e acessível para todos os estudantes, independentemente do tipo de instituição que frequentam.

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