Eleições 2022

PSB anuncia que ficará fora de federação com PT, PCdoB e PV

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Na quarta-feira (09), o presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, anunciou que a sigla não integrará a federação partidária em negociação com PT, PCdoB e PV.

A decisão foi anunciada ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffman, após a quarta reunião entre os quatro partidos de esquerda, na qual não houve acordo em relação às exigências do PSB para integrar a federação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não há decisão de ingressarmos agora na federação porque esse assunto não está maduro para o PSB”, disse Siqueira.

Mesmo assim, o partido socialista deverá fazer uma aliança eleitoral com o PT. O PSB deverá receber a filiação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A intenção é que Alckmin seja o candidato a vice na chapa para a Presidência encabeçada pelo ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Em resposta ao atual momento político, o PT, PCdoB e PV decidem caminhar para construir a federação e continuarão dialogando com o PSB em busca de sua participação, bem como o envolvimento de outras legendas do nosso campo”, diz nota divulgada após a reunião.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

PT, PCdoB e PV continuarão em negociação para formar uma federação, modelo pelo qual partidos podem se unir e atuar como se fossem uma única legenda, mas são obrigados a permanecer juntos por pelo menos quatro anos.

As exigências do PSB para integrar a federação eram as seguintes:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
  • Na composição da assembleia geral dos partidos da federação, considerar, além do número de deputados eleitos, o número de prefeitos e vereadores eleitos por partido em 2020;
  • Manutenção da composição da assembleia geral por quatro anos;
  • Direito a veto para partidos que alcançarem 15% de votos na assembleia geral;
  • Estabelecer quatro quintos dos membros como maioria qualificada dentro do órgão.

Os partidos iniciaram as negociações em dezembro passado. Mas PT e PSB tiveram divergências em relação a candidaturas regionais — em uma federação, os partidos devem lançar um único candidato.

Dirigentes das siglas de esquerda chegaram a trocar acusações em entrevistas à imprensa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile