Entretenimento

Globo divulga mais mortes por Covid-19 do que registradas em cartórios

De acordo com os dados divulgados pelo portal de Transparência do Registro Civil,  os dados sobre a Covid-19 são bem menores em relação aos que tem sido apresentados pelo “consórcio de veículos de imprensa” que integra grupos de comunicação como a Folha, Globo e Estadão. As informações constam do portal da transparência dos cartórios de registro civil, que desenvolveram uma ferramenta para acompanhar a evolução da pandemia.

Vale ressaltar que embora traga números oficiais sobre a emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito no país desde março de 2020, o Portal da Transparência do Registro Civil demora para exibir informações atualizadas para o público. Isso ocorre, em primeiro lugar, porque há prazos legais extensos para envio dos dados. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo os números dos registros oficiais o pico de óbitos da pandemia, baseado na chamada média móvel, a mesma que tem sido utilizada pelos veículos para corrigir distorções como fins de semana e feriados, já teria acontecido no mês de maio, quando esse número atingiu 934 mortes por dia. Após isso, a curva média vem diminuindo e fechou na segunda-feira (20) em 304, resultado 71% menor que as 1.047 mortes apontadas pelos veículos.

Pico de mortes e da média aconteceu ainda no mês de maio, segundo cartórios Foto: Reprodução

Além desse detalhe, uma  conta bem diferente também chama a atenção, que no caso é a da divulgada pelos veículos quando se trata de  quantidade de mortes diárias. Frequentemente os órgãos de imprensa indicam que o Brasil registrou mais de mil mortes em um único dia, com o dado levando em conta, porém, o dia em que as mortes foram registradas. Na análise dos cartórios, que leva em conta a data da morte propriamente dita, esse número nunca chegou a ultrapassar as mil mortes, o resultado mais próximo foi de 975 mortes registradas no dia 25 de maio.

Gráfico com dados divulgados pelo G1, bem maiores que o cartório Foto: Reprodução

Quando se trata de  números divididos por dados locais, a conta também não bate. Em São Paulo, por exemplo, onde o consórcio indica até esta terça-feira (21) uma média móvel de 269 mortes, os números cartoriais estão em 69. No Rio de Janeiro, onde a média oficial dos cartórios está em 39, a média publicada nos portais está em 98.

Ainda que possa se dizer que  a diferença se dá pelo fato de que algumas mortes ainda não foram registradas oficialmente. Os cartórios incluem tanto os óbitos confirmados quanto os suspeitos de Covid, desta forma não é possível que esse número mude ou ultrapasse tanto a diferença entre o quantitativo divulgado pela imprensa e o total cartorial, que é cerca de 60% menor.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

Vamos aguardar se as mortes de hoje serão contabilizadas daqui a semanas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile