Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão.
Will Smith disse na noite desta sexta-feira (1°) que está se demitindo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, menos de uma semana depois de dar um tapa em Chris Rock durante o Oscar.
“Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis”, disse Smith em comunicado. “A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris, sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa”.
Smith disse que suas ações “traíram a confiança da Academia” e “privaram outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário”, acrescentando que está “com o coração partido”.
“Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas conquistas e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema”, disse ele. “Então, estou me demitindo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho considere apropriadas”.
“Mudar leva tempo e estou comprometido em fazer o trabalho para garantir que nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão”, acrescentou.
O presidente da Academia, David Rubin, disse que a organização “recebeu e aceitou” a renúncia de Smith e “continuará avançando com nossos processos disciplinares contra o Sr. Smith por violações dos Padrões de Conduta da Academia”.
O tapa, que causou ondas de choque em Hollywood, veio depois que Rock fez uma piada sobre a esposa de Smith. Rock disse que estava ansioso por uma sequência de “GI Jane”, estrelada por Jada Pinkett Smith, que era uma referência à sua cabeça raspada. Pinkett Smith falou publicamente sobre a perda de cabelo devido à doença autoimune alopecia.
Smith então subiu no palco e deu um tapa em Rock, antes de retornar ao seu lugar e gritar: “Mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca”. Rock se recusou a prestar queixa, e o LAPD não tomou nenhuma ação contra Smith, embora o incidente tenha provocado intenso debate público sobre se suas ações eram justificadas. A Academia disse na quarta-feira que Smith foi convidado a sair após o tapa, mas ele recusou.
A decisão de Smith de renunciar ocorre dias depois que a Academia disse que lançou uma revisão formal de sua conduta , que incluiu “contato físico inapropriado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia”.
Embora seja possível que a Academia possa recuperar o Oscar que ganhou por “Rei Ricardo” logo após o tapa, Whoopi Goldberg, que atua no Conselho de Governadores da Academia, disse que não o retiraria do prêmio.