Entretenimento

Atores de ‘Romeu e Julieta’ processam estúdio por exploração sexual

Olivia Hussey e Leonard Whiting, que interpretam os papéis principais em "Romeu e Julieta" de Franco Zeffirelli, colocam flores no túmulo de Julieta, em Verona, Itália, 22 de outubro de 1968 © AP

As duas estrelas da adaptação de 1968 de ‘Romeu e Julieta’ da Paramount Pictures processaram o estúdio por assédio sexual, abuso sexual e fraude por causa de uma cena de nudez que eles dizem ter sido induzidos a realizar. Olivia Hussey, que interpretou Julieta, defendeu anteriormente a inclusão da cena.

Arquivado na Califórnia na sexta-feira passada e relatado pela  Variety na terça-feira (3), o processo alega que os atores Olivia Hussey e Leonard Whiting foram informados pelo diretor Franco Zeffirelli que eles poderiam usar roupas cor de pele durante a cena em questão. No entanto, ele mudou de ideia no dia das filmagens, supostamente insistindo que o filme “falharia” a menos que os atores – que tinham 15 e 16 anos na época – atuassem nus usando maquiagem corporal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zeffirelli teria dito a eles que a nudez não seria incluída no corte final. Como se viu, as nádegas nuas de Whiting e os seios de Hussey foram brevemente visíveis no filme finalizado.

O que eles ouviram e o que aconteceu foram duas coisas diferentes”, disse Tony Marinozzi, gerente da dupla, à Variety. “Eles confiavam em Franco. Aos 16, como atores, eles assumiram que ele não violaria a confiança que eles tinham. Franco era amigo deles e, francamente, aos 16 anos, o que eles fazem? Não há opções. Não houve #MeToo.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O processo alega que Hussey e Whiting sofreram sofrimento emocional nos 55 anos desde o lançamento do filme e perderam outras oportunidades de trabalho devido à cena. O processo acusou a Paramount de abuso sexual, assédio sexual, fraude e distribuição ilegal de imagens de menores.

Os atores estão pedindo indenização “acima de US$ 500 milhões”, informou a Variety, citando os documentos do tribunal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Hussey e Whiting estão agora na casa dos 70 anos e não seriam capazes de processar o estúdio se não fosse por uma mudança de 2020 na lei da Califórnia que removeu o estatuto de limitações em casos de abuso sexual infantil. Essa mudança legal trouxe casos de alto nível contra grandes organizações como a Igreja Católica e os Boy Scouts of America, antes de expirar na véspera de Ano Novo. 

Hussey afirmou anteriormente que não tinha problemas em se apresentar nua. Em entrevista à Variety em 2018  , ela disse que “era necessário para o filme”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile