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Os vencedores do Oscar, maior premiação do cinema mundial, receberão além da tradicionalmente conhecida estatueta em ouro, uma outra estátua pequena, mas em formato da divindade Omama, dos povos Yanomami. A ação servirá para alertar para a exploração ilegal de ouro nas terras indígenas no norte do Brasil.
Batizada de “O custo do ouro”, a campanha visa colocar os holofotes de Hollywood sobre o problema do garimpo ilegal, que contamina boa parte do comércio do ouro no mundo.
A campanha contra a extração ilegal de ouro na Amazônia é realizada pela Urihi Associação Yanomami, com idealização da agência publicitária DM9.
“Receba essa estátua feita pelo nosso povo pra você. Omama é nosso guerreiro, criador e protetor da Amazônia e do povo Yanomami”, afirma um vídeo gravado para a ação.
“Na sua cultura, ouro é símbolo de sucesso, mas é importante saber a que custo”, diz Junior Hekurari Yanomami, líder da associação, em sua língua. “Você tem a oportunidade de se posicionar diante de milhões de pessoas e pedir para o mundo todo o fim do garimpo ilegal do ouro”, completa Júnior em vídeo.