Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Após 34 anos no ar e 750 episódios transmitidos, Os Simpsons decidiram aposentar uma de suas piadas clássicas, em favor da adaptação às mudanças geracionais. No episódio mais recente da série, intitulado McMansion & Wife, o protagonista Homer Simpson revelou que parou de estrangular seu filho Bart.
Apesar de ser uma das dinâmicas mais famosas entre pai e filho do programa, essa ação tem sido bastante criticada nos últimos anos por incentivar a violência. No novo episódio, Homer se apresentou ao seu novo vizinho Thayer com um aperto de mão. Thayer elogiou a força do aperto de Homer, ao que o chefe da família Simpson respondeu:
“Olha, Marge, valeu a pena estrangular o cara… Brincadeira, não faço mais isso. Os tempos mudaram.”
Homer fez uma declaração metarreferencial que indica que muitas coisas mudaram na sociedade desde a estreia da série em 1989.
O episódio foi ao ar pela primeira vez no final de outubro, mas o comentário de Homer gerou conversas online quando um espectador postou a cena no Twitter durante os primeiros dias de novembro.
“Eu sabia que meu amigo Homer iria aprender. Ele é um cara inteligente.”
“A Disney quer que Os Simpsons sejam adequados para a família, então livrar-se de velhas piadas que hoje seriam consideradas ofensivas ou abusivas é uma decisão muito sábia.”
“Sempre foi considerado abuso infantil, mesmo antes do programa começar.”
A última vez que o programa apresentou Homer estrangulando Bart foi no início da 31ª temporada, no episódio The Winter of Our Monetized Content.
Contudo, a questão da violência entre pais e filhos já havia sido discutida em diversas ocasiões. No episódio da 22ª temporada, Love is a Many Strangled Thing, Homer participa de uma “aula de enriquecimento parental” por sugestão de sua esposa Marge.
Durante a aula, o jogador de basquete Karim Abdul-Jabbar ensina a Homer como é “ser jovem, pequeno e aterrorizado”, estrangulando-o e convidando outros a fazerem o mesmo.
Traumatizado com sua experiência, Homer descobre que não deveria estrangular Bart. Porém, no episódio da 24ª temporada Love is a Many-Splintered Thing, Homer retomou seu método de punição e estrangulou Bart na frente de seu amigo Milhouse, que ficou apavorado com a cena.
Embora tudo pareça indicar que a grande maioria dos fãs da série concorda que Homer não deveria estrangular Bart novamente, o programa não teve essa boa recepção ao tratar do personagem Apu, que decidiram eliminar completamente.
Apu era um personagem indiano interpretado pelo ator branco Hank Azaria. A série foi criticada por essa escolha de elenco e sua caracterização estereotipada. A partir de 2018, esse personagem foi discretamente retirado da série e, embora todos os fãs culpassem os criadores, foi o próprio Azaria quem confessou não se sentir mais confortável em interpretar Apu.
“O que criei em Hollywood através do meu personagem Apu – que é uma grande referência neste país e no mundo – ajudou a criar um estereótipo muito marginalizante e desumanizante”, declarou o dublador em 2023.