Entretenimento

Banda ucraniana vence o Eurovision com “Stefania”

A Orquestra Kalush da Ucrânia venceu o Eurovision Song Contest 2022, depois de fazer um apelo no palco para ajudar a salvar ucranianos em Mariupol e receber apoio esmagador do público europeu por telefone e votação online. O evento é conhecido como o maior concurso musical do mundo.

A canção “Stefania”, da Kalush Orchestra, foi a favorita das casas de apostas entre os 25 artistas concorrentes na grande final. A votação do público em casa, por mensagem de texto ou pelo aplicativo Eurovision, foi decisiva, elevando-os acima da estrela britânica do TikTok Sam Ryder, que liderou depois que os júris nacionais em 40 países votaram.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os 439 votos dos fãs é o maior número de pontos de televoto já recebido em um concurso da Eurovision, agora em seu 66º ano. Psiuk agradeceu à diáspora ucraniana e “e todos ao redor do mundo que votaram na Ucrânia… A vitória é muito importante para a Ucrânia. Especialmente este ano”.

Kalush Orchestra é um projeto cultural que inclui especialistas em folclore e mistura melodias folclóricas tradicionais e hip-hop contemporâneo em uma defesa proposital da cultura ucraniana. Isso se tornou um ponto ainda mais saliente, pois a Rússia , por meio de sua invasão, procurou afirmar falsamente que a cultura da Ucrânia não é única.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Estamos aqui para mostrar que a cultura ucraniana e a música ucraniana estão vivas e têm uma assinatura própria e muito especial”, disse Psuik a jornalistas.

O apelo para libertar os combatentes ucranianos restantes presos sob a fábrica de Azovstal pelos russos serviu como um lembrete sombrio de que o enormemente popular e às vezes extravagante concurso de canções Eurovision estava sendo disputado no contexto de uma guerra no flanco leste da Europa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O batalhão Azov, que está entre os últimos 1.000 defensores da usina, enviou seus agradecimentos do labirinto de túneis sob a usina, postando no Telegram: “Obrigado à Orquestra Kalush por seu apoio! Glória à Ucrânia!”

A banda de seis membros, toda masculina, recebeu permissão especial para deixar o país para representar a Ucrânia e a cultura ucraniana no concurso de música. Um dos membros originais ficou para lutar, e os outros estarão de volta à Ucrânia em dois dias, quando sua permissão de saída temporária expirar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Antes de viajar para a Itália, Psiuk administrava uma organização voluntária que ele criou no início da guerra que usa as mídias sociais para ajudar a encontrar transporte e abrigo para pessoas necessitadas.

Volodymyr Zelenskiy elogiou a vitória da Ucrânia no concurso de canções da Eurovision , dizendo que seu país devastado pela guerra faria o possível para sediar a final do ano que
“Nossa coragem impressiona o mundo, nossa música conquista a Europa! No próximo ano, a Ucrânia será a anfitriã da Eurovision!”, disse Zelenskiy no Telegram.

“Faremos o nosso melhor para um dia receber os participantes e convidados da Eurovision em Mariupol ucraniana. Livre, pacífico, reconstruído! Tenho certeza de que nosso acorde vitorioso na batalha com o inimigo não está longe”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile