Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A cantora Taylor Swift comentou pela primeira vez sobre o cancelamento dos seus shows em Viena, decisão que veio após a descoberta de um plano terrorista frustrado. Os três shows da sua turnê “The Eras Tour” estavam programados para os dias 8 a 10 de agosto no Estádio Ernst Happel, mas foram cancelados devido à ameaça. De acordo com a polícia austríaca, três adolescentes foram detidos por planejar um ataque inspirado pelo ISIS, que envolvia a detonação de um veículo cheio de explosivos entre o público para causar o maior número possível de vítimas, conforme noticiado pelo New York Post.
Em uma publicação em sua conta no Instagram, Swift expressou sua tristeza pelo cancelamento dos shows em Viena. “O cancelamento dos nossos shows em Viena foi devastador. A razão para as cancelações me trouxe uma nova sensação de medo e uma enorme culpa, pois muitas pessoas haviam planejado assistir aos shows”, escreveu a cantora.
A polícia austríaca informou que os suspeitos detidos incluíam um cidadão iraquiano de 18 anos, um austríaco de 19 anos e um jovem de 17 anos que trabalhava em uma empresa vinculada ao Estádio Ernst Happel. Eles foram presos nos dias 6 e 8 de agosto, pouco antes do anúncio do cancelamento dos shows. As autoridades indicaram que os suspeitos eram inspirados por grupos terroristas como o Estado Islâmico e a Al Qaeda, segundo o ABC News.
Swift agradeceu às autoridades pela prevenção da tragédia. “Graças às autoridades, estamos de luto pelos shows e não por vidas perdidas”, afirmou no comunicado. A cantora também explicou que optou por manter o silêncio sobre o plano frustrado para não causar mais danos. “Em casos como este, o ‘silêncio’ é na verdade uma demonstração de moderação”, disse.
A decisão de cancelar os shows foi tomada em conjunto com a Barracuda Music, empresa organizadora do evento, devido à proximidade das prisões com as datas dos shows. Dezenas de milhares de fãs de Swift, conhecidos como “Swifties”, haviam viajado de várias partes do mundo para os shows em Viena, conforme o New York Post.
A turnê “Eras Tour” de Swift continuou em Londres, com cinco noites de shows no estádio Wembley. Swift explicou que sua prioridade foi focar na segurança de seus fãs. “Decidi que toda a minha energia deveria ser direcionada para ajudar a proteger quase meio milhão de pessoas que vinham assistir aos shows em Londres”, declarou em sua postagem no Instagram. Ela trabalhou em colaboração com sua equipe, o pessoal do estádio e as autoridades britânicas para garantir a segurança dos presentes, de acordo com a Associated Press.
A etapa europeia da turnê incluiu várias datas em Londres, onde Swift se apresentou ao lado de artistas como Ed Sheeran e Florence Welch, do Florence and the Machine. A cantora também lembrou a recente tragédia em uma aula de dança com temática de Swift em Southport, Reino Unido, onde três meninas foram mortas em um ataque a faca. Swift encontrou alguns dos sobreviventes nos bastidores em Londres e expressou suas condolências às famílias afetadas, conforme o ABC News.
A etapa europeia da turnê de Swift foi oficialmente encerrada na segunda-feira no estádio de Wembley. Swift mencionou que “Londres foi como uma sequência de sonhos”, referindo-se à energia e paixão das multidões presentes. Ela elogiou a equipe que trabalhou incansavelmente para gerenciar o enorme evento e garantir a continuidade dos shows, apesar das preocupações de segurança persistentes, de acordo com o USA Today.
A turnê “The Eras Tour”, que começou em março de 2023, está atualmente em pausa e será retomada em outubro em Miami. A cantora tem várias datas programadas na América do Norte, incluindo shows em Nova Orleans, Indianápolis, Toronto e Vancouver. Ao longo da turnê, Swift tem atraído grandes multidões e mantido altos níveis de segurança em cada cidade que visita, segundo o New York Post.