Coronavírus

‘Já tínhamos transmissão comunitária da covid-19 no Brasil em janeiro’, afirma secretário da Saúde do ES

O secretário de Saúde do Espírito Santo (ES), Nésio Fernandes, afirmou nesta quarta-feira (12), que as análises de sua equipe mostram que o Brasil tem transmissão comunitária (interna) da covid-19 desde janeiro de 2020.

Em coletiva de imprensa, o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, anunciou na terça-feira (11), que foram detectados anticorpos da novo coronavírus em um capixaba em 11 de fevereiro.

“O avanço rápido da doença fez com que a gente começasse a investigar casos anteriores a 5 de março. Identificamos anticorpos da doença em uma pessoa que doou sangue dia 11 de fevereiro, 15 dias antes da confirmação do primeiro caso no Brasil,” disse Nésio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A paciente disse que sentiu alguns sintomas no início de janeiro, então é possível que o contágio aconteceu em dezembro. O Espírito Santo devia ter ainda em janeiro transmissão comunitária do vírus.”

O secretário de Saúde disse ainda que com a descoberta, outros estados deveriam analisar seus bancos de sangue para procurar amostras de que o novo coronavírus circulava no Brasil antes do primeiro caso confirmado pelo Ministério da Saúde. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Isso pode ajudar a entender como a doença se disseminou no país. Temos muita convicção que encontraremos casos da Covid-19 em janeiro e até em dezembro, porque se tratava de uma transmissão comunitária.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile