Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Vacina de Oxford no Brasil
Depois de retomar os testes da vacina contra o novo coronavírus (covid-19) no Brasil, a Universidade de Oxford dobrará o número de voluntários que serão imunizados no país, de 5.000 para 10 mil pessoas. A informação é do O Globo.
Para isso, dobrará também as cidades participantes do estudo. Poderão se inscrever pessoas maiores de 18 anos, sem limite máximo de idade.
Somam-se a Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador os municípios de Natal (RN), Santa Maria (RS) e Porto Alegre (RS). As clínicas — respectivamente, o Centro de Pesquisas Clínicas de Natal (CPClin), a Universidade Federal de Santa Maria e o Hospital das Clínicas de Porto Alegre — já estão prontas, e devem começar a recrutar voluntários na semana que vem, após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Comitê Nacional de Ética e Pesquisa (Conep) já aprovou a mudança.
O recrutamento será “competitivo”, ou seja, cada centro poderá vacinar o número de voluntários que conseguir, até o limite de 10 mil no país ser atingido, explica a cientista Sue Ann Costa Clemens, coordenadora nacional dos ensaios clínicos da vacina de Oxford no Brasil e pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).