Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Em Cuiabá, Mato Grosso, uma gata de poucos meses se tornou o primeiro caso de animal a testar positivo para o novo coronavírus no Brasil. A felina não apresenta sintomas da doença e foi infectada através de seus donos este mês, durante o isolamento social. Outros dois contágios suspeitos, de outro gato e um cachorro, também estão sendo investigados. As informações são do Jornal Opção.
O diagnóstico da gata veio por meio do teste de biologia molecular RT-PCR, considerado padrão ouro para detectar a infecção pelo novo coronavírus. O exame foi desenvolvido pela pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso).
Logo após a coleta de amostras, ela encaminhou o material para a UFPR (Universidade Federal do Paraná), que vai coordenar uma pesquisa sobre covid-19 em animais de estimação.
O caso traz de volta o alerta para a possível transmissão do vírus entre pessoas e animais. A China mostrou a possibilidade de gatos contagiarem outros felinos no começo da pandemia. Porém, ainda não está claro se isso ocorre com facilidade e se esses animais podem infectar seres humanos.
O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), dos Estados Unidos, anunciou que ainda são necessárias mais informações sobre o vírus, mas “parece que ele pode se espalhar de pessoas para animais em algumas situações, especialmente após contato próximo com uma pessoa doente”.
O órgão ainda informa que existem poucos relatos de cães e gatos de estimação infectados com o coronavírus em todo o mundo, portanto, não existem evidências de que os animais desempenhem um papel significativo para disseminá-lo.