Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A vacina da Moderna está sendo testada em 30.000 pessoas. Metade recebeu duas doses da vacina e metade recebeu um placebo. Para testar o quão bem a vacina funciona, os médicos monitoraram de perto os casos de covid-19 para ver se eles ocorreram predominantemente em pessoas que receberam o grupo de placebo.
Dos 95 casos de covid-19, a doença causada pelo vírus, 90 estavam no grupo que recebeu o placebo. Foram notificados 11 casos graves – todos em pessoas que receberam o placebo. Com os casos de covid-19 confinados quase exclusivamente aos participantes do ensaio que receberam um placebo, isso envia um forte sinal de que a vacina é eficaz para impedir o vírus.
Os dados ainda não foram publicados ou revisados por pares e a eficácia geral da vacina pode mudar à medida que o estudo continua.
A Moderna projeta que pode produzir 20 milhões de doses até o final do ano – o suficiente para 10 milhões de pessoas receberem as duas doses.
A empresa pretende produzir pelo menos 500 milhões de doses no próximo ano, com possibilidade de escalar até 1 bilhão de doses dependendo da disponibilidade de matéria-prima.
Os efeitos colaterais da vacina de duas doses foram principalmente leves ou moderados, incluindo dor no local da injeção, fadiga, dor de cabeça e dores musculares, de acordo com o comunicado da empresa.