Coronavírus

Instituto Butantan recomenda uso de agulha mais fina para economizar vacina e evitar desperdício

Covid-19 Butantan agulha fina

O Instituto Butantan está aconselhando as prefeituras a usarem agulhas mais finas na aplicação das doses da CoronaVac. Segundo a Folha, o Butantan recomenda o uso de agulhas de 1 milímetro em vez das de 3 milímetros.

O objetivo é evitar o desperdício do imunizante no momento da aplicação. Um frasco de 10 doses pode render até 12 caso uma agulha mais fina seja usada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O pedido corrobora um alerta feito pela Anvisa na última quarta-feira (27). A agência declarou que cada pessoa deve receber 0,5 ml do imunizante. O Instituto Butantan disponibiliza a CoronaVac em frascos de 6,2 ml, ou seja, que podem render 12,4 doses.

Ao UOL, o Butantan explicou que “seguindo as boas práticas de fabricação, é envasado um volume maior que, se retirado com cuidado das ampolas pelos profissionais das unidades de saúde, pode render até duas doses a mais. Cada ampola da vacina tem 6,2 ml. Isso pode contribuir para imunizar um maior número de pessoa a cada frasco aberto”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As primeiras 6 milhões de doses da CoronaVac aprovadas pela Anvisa em 17 de janeiro vieram prontas da China em frascos individuais, com 0,5 ml cada. O 2º lote, aprovado em 22 de janeiro, era de imunizantes envasados pelo Butantan, em frascos de 10 doses.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile