Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Em entrevista à rádio CNB, o diretor do Butantan, Dimas Covas, afirmou na manhã desta terça-feira (27) que o instituto deve começar a produzir o próprio imunizante contra Covid-19, a ButanVac, nesta semana.
Na sexta-feira passada, o Butantan solicitou à Anvisa o início dos testes em humanos. O instituto submeteu o protocolo para as fases 1 e 2 do estudo clínico do imunizante, compostas por estudos controlados com placebo que avaliarão a segurança e eficácia da vacina em 1,8 mil voluntários acima de 18 anos no Brasil.
Dimas afirmou, ainda na entrevista, que já existe uma instalação pronta para começar a produzir a primeira vacina brasileira contra a Covid. O instituto deve começar a recrutar voluntários para os testes após a sinalização positiva da Anvisa.
“[A ButanVac] começa a ser produzida no Butantan em larga escala ainda neste mês de abril. Existe uma fábrica pronta para isso, com grande capacidade”, afirmou.
“Vamos produzir um grande volume de doses dessa vacina, aguardando os testes clínicos. E serão divulgados oportunamente os censos que farão o recrutamento [de voluntários] e quais são os critérios”.