Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Consultores independentes da Food and Drug Administration (FDA), órgão americano equivalente à Anvisa no Brasil, decidiram nesta terça-feira (26) recomendar a vacina contra Covid-19 da Pfizer-BioNTech para crianças de 5 a 11 anos de idade.
Após um longo dia de reunião e discussão, os especialistas decidiram que as evidências científicas disponíveis atualmente comprovam que os benefícios da vacina para essa faixa etária superam os riscos.
O resultado da votação foi: 17 votos a favor e uma abstenção. A FDA ainda precisa dar uma determinação final sobre a autorização do uso do imunizante, o que é esperado para os próximos dias.
Em geral, a agência segue a recomendação do painel, mas isso não é uma regra.
Em seguida, outra agência federal, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dará seu parecer sobre o assunto.
Se tudo correr bem, esse poderá ser o primeiro imunizante de uso pediátrico autorizado no país e beneficiar 28 milhões de crianças dessa faixa etária a partir do início de novembro.
A decisão da agência regulatória americana pode abrir caminho para aprovação do uso pediátrico da vacina em outros países.