Especiais

Bolsonaro chama Fachin de “trotskista leninista”

Na quarta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, de ser “trotiskista lenista” por causa do seu voto pela revisão do marco temporal para a demarcação de terras indígenas.

Ao discursar em evento na sede da Fiespe, Bolsonaro ainda disse que se for reeleito no ano que vem terá “40% do Supremo a seu favor” porque poderá escolher mais dois ministros para a Corte.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para uma plateia de empresários, o presidente afirmou que caso o marco temporal seja revisto terá que tomar uma medida porque a mudança vai “inviabilizar o agronegócio no país”.

Em agosto, o STF começou a julgar se a demarcação de terras indígenas deve seguir o critério do marco temporal, pela qual os indígenas teriam direito somente às terras que ocupavam em 5 de outubro de 1998, data da promulgação da Constituição.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Primeiro a votar, Fachin foi favorável à revisão, que permitiria aos indígenas reivindicar outras terras. Kassio Nunes Marques, ministro indicado por Bolsonaro, votou contra. Em seguida, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile